segunda-feira, 23 de maio de 2011

OBSERVAR

v.t. Cumprir, respeitar, obedecer. Examinar, analisar, verificar. Espiar, vigiar. Advertir. Notar, ver. Objetar, replicar, ponderar.

E acho que nós acabamos nos formando assim. Por mais que  estudemos ou vivamos fatos, a observação é extremamente essencial em qualquer ação. Pois apenas observando outros, você sabe como você é visto por outros olhos.

Você começa  a cumprir certos papeis que não cumpriria caso não tivesse visto eles sendo cumprido por outros. Através da vivência comete seus erros e quando observa o outro errar, pode aconselhar, tentar impedir mas no final, o melhor é observar, só. Começa  a obedecer certas regras que não são impostas, mas são respostas de uma observação pura, intensa e ao mesmo tempo, vaga. Examina cada ato, cada escolha alheia. Sem nem querer analisa e vai fundo. (analisar não é condenar ou julgar). Verifica ações suas e compreende reações que antes eram inacreditáveis e indesculpáveis. Você espia cenas que não precisava ver, mas aquilo serve para você.  Vigia, mesmo sem deixar perceber. Adverte e assim consegue notar que um dia você também fora advertido e entende (só agora) o porquê. Vê, tenta enxergar e as vezes "nem dá". Objeta, chora, lamente, repulsivo, é. Replica. Pensa, pondera, e vive.

Um comentário:

  1. Havia uma porta no final de um corredor extenso e escuro. Pelas frestas dessa porta podia-se ver luz. Uma luz intensa que produzia um efeito magico a porta.
    Todos que passavam pelo corredor tinham o impulso de querer saber o que havia atras da porta mas ninguem abria. Medo de descobrir..medo de ver a luz. medo de saber o que havia ali..afinal porque a porta estava trancada?
    Então alguem cansado de só observar abriu-a e deparou-se com seus proprios olhos..a porta era sua visão de mundo como se sua mente fosse a escuridão a espera da luz q os olhos trazem..bastando abrilos para a vida.
    ali ele entendeu q observar era sim viver..observar era sim aprender..o agir e fazer era outra historia outro corredor o q importava era abrir as portas de luz e entender q escuridão só dependia de qm abrisse os olhos ou não.
    otima reflexão..
    pensa pondera e vivi.. = vida.

    ResponderExcluir

Não hesite em postar, eu gosto.